quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Dica de hoje 
MANGA

Rica em compostos fenólicos e carotenóides, substâncias antioxidantes, e fibras solúveis, a manga parece acumular efeitos protetores contra alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
Pesquisas de laboratório constataram que o suco da fruta tem efeito anticancerígeno em células isoladas em laboratório, mas ainda não se sabe como é esse efeito quando a fruta é consumida e digerida pelo ser humano.

Os compostos fenólicos da manga também parecem ter propriedades anti-inflamatórias e de controle do colesterol e do diabetes.

Entre os carotenóides da manga, predomina o betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo — entre outras coisas, essa vitamina protege contra infecções e degenerações na visão, como a cegueira noturna.

A vitamina C e a vitamina E também têm ação antioxidante e favorável ao bom funcionamento do sistema de defesa contra infecções. A vitamina E protege as membranas das células do corpo, especialmente as dos glóbulos brancos e vermelhos do sistema imunológico.

As fibras solúveis têm capacidade de reduzir o nível do “mau colesterol”, o LDL, no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares. Também facilitam o trânsito intestinal, evitando constipações e diminuindo o risco de câncer de cólon.

As vitaminas B presentes na manga (B1, B2 e B6) são importantes para a produção de energia e para o bom funcionamento do sistema nervoso e do imunológico.

Embora não seja comum, algumas pessoas podem apresentar alergia alimentar à manga. Outras, podem apresentar dermatite de contato ao manusear a fruta — neste caso, devem consumi-la já descascada por outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário